Sobre a palestra: BIM na Academia

Aconteceu no dia 03/09 a semana da Engenharia da faculdade Estácio de Sá – unidade São José – SC. Uma das palestras do evento foi a da Engenheira Késia Alves da Silva, sócia proprietária da Alves Espíndola Engenharia e Consultoria, que apresentou o tema: BIM na academia.

Foram abordados diversos temas relacionados ao assunto, sendo os principais:

1 – O que é BIM: Reforçando a idéia de que BIM não é software, mas sim uma metodologia para conceber uma modelagem virtual que une tecnologia, hardwares, pessoas, processos, gestão, de forma colaborativa, para que a informação seja utilizada de forma coordenada, durante o tempo de vida de um empreendimento.

2 – Por onde começar na implementação: Os principais erros que não se deve cometer

3 – Cenário BIM na nossa região: Muitas oportunidades e vagas para que tem conhecimento

4 – A importância do BIM na academia: Para formar novos profissionais e aprofundar estudos em tecnologias inovadoras

A grande maioria dos alunos presentes nunca tinham ouvido falar sobre BIM, o que tornou a palestra ainda mais interessante, pois a palestrante pode mostrar a grande demanda por profissionais no mercado com este conhecimento e qualificação.

Apesar de a Estácio de Sá ser uma das poucas universidades da região a ofertar em sua grade curricular uma disciplina que aborda o uso de um software BIM, foi muito importante perceber o quanto os alunos ainda estão distantes do tema.

“É preciso um engajamento dos professoras e coordenadores para discutir as disciplinas  e uma forma transversal que aborde de forma integrada pequenas noções dos temas relacionados a BIM, sem prejuízo da formação principal do curso. Ter apenas uma disciplina de modelagem talvez dê a noção para o aluno que o BIM é somente aquilo, quando na verdade é uma metodologia muito mais ampla”, sugere a Engenheira.

A palestra mostrou aos alunos outras possibilidades e áreas de atuação com o uso da metodologia que eles não faziam ideia.

Para receber a apresentação completa, solicite via e-mail através do contato: [email protected]