Consultoria PBQP-H

Definição        

Programa Brasileiro de qualidade e produtividade no Habitat

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo, a longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.

10 motivos para certificar a sua empresa no PBQP-H SiAC

  1. O PBQP-H SiAC é um sistema de gestão da qualidade que proporciona maior padronização dos processos durante a construção, reduzindo os desperdícios e garantindo melhores resultados com a redução do custo global da obra;
  2. O PBQP-H SiAC garante o treinamento técnico e operacional dos funcionários envolvidos na obra, garantindo melhor qualidade no resultado final do empreendimento;
  3. Empresas certificadas no PBQP-H SiAC são mais atrativas aos olhos dos investidores, pois garante mais credibilidade no processo de execução da obra;
  4. Empresas certificadas no PBQP-H SiAC tem maior acesso aos créditos em bancos públicos (CEF, Banco do Brasil) e privados (Itaú, Bradesco, Santander, etc.), pois a norma já é requisito obrigatório para estas instituições.
  5. O PBQP-H SiAC aumenta sua receita financeira, pois o consumidor final já reconhece que construtoras certificadas possuem mais garantia para entrega da obra, além de processos padronizados que refletem na qualidade do acabamento final e materiais utilizados.
  6. O PBQP-H SiAC é um sistema único, definido por um Regimento Geral, Regimentos Específicos e Referenciais Normativos, adaptados às diferentes especialidades técnicas e subsetores da construção civil envolvidos na produção do habitat;
  7. O PBQP-H SiAC estabelece níveis de avaliação da conformidade progressivos, segundo os quais, os sistemas de gestão da qualidade das empresas são avaliados e classificados. Ao mesmo tempo, induz a implantação gradual do sistema da qualidade, dando às empresas o tempo necessário para realizar essa tarefa.
  8. O PBQP-H SiAC pode adequar-se às características regionais, às diferentes tecnologias e às formas de gestão próprias das especialidades técnicas e seus subsetores.
  9. No PBQP-H SiAC as informações referentes a cada empresa são de caráter confidencial. Transparência: os critérios e decisões tomados são, necessariamente, pautadas pela clareza e impessoalidade.
  10. No PBQP-H SiAC os agentes envolvidos nas decisões têm autonomia e independência. Publicidade: o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras não tem fins lucrativos, e a relação de empresas avaliadas em conformidade é pública e divulgada a todos os interessados.