BIM CREA SC

BIM é uma metodologia, que reúne processo, softwares, pessoas e tecnologia para se desenvolver virtualmente uma construção.
Quando pensamos na aplicação de BIM na execução de obras públicas, por exemplo, podemos citar vantagens como zero aditivos de contrato, redução prazo para conclusão ou eliminação de atrasos. Ou seja, falar de BIM também é pensar em um profundo benefício social.
O evento BIM CREA-SC foi realizado nos dias 7 e 8 de Novembro em Florianópolis e reuniu mais de 200 pessoas de todo país para falar de BIM.
O significado da palavra BIM é Building Information Modeling que em português se traduz como modelagem da informação na construção.
O evento foi realizado pela empresa Alves Espíndola, com patrocínio do CREA-SC. Trouxemos 28 palestrantes das mais diversas áreas. Palestrantes renomados, especialistas em BIM e tivemos a honra de ter em nosso meio uma das maiores autoridades de BIM do Brasil e do Mundo: Professor José Carlos Linoda Universidade do Minho – Portugal

As palestras foram divididas nos painéis de:

BIM E OBRAS PÚBLICAS

Foram abordados os principaisprojetos do Estado de SC em BIM. Nosso estado que é vanguardista na adoção do BIM, contratação de obras públicas e foi o primeiro estado a ter um caderno de especificações para contratação, elaborado em 2014, que é utilizado até hoje por muitos estados e instituições no Brasil.
Foi tema também o projeto da EB Tapera, projeto que foi concebido em 2D, mas que foi modelado utilizando softwares BIM para detectar inconsistências antes da fase licitação, gerando assim um projeto mais consistente, resultando na diminuição do prazo de execução em quase um ano e zero de aditivo.

POLÍTICAS NACIONAIS PARA ADOÇÃO DO BIM
Tivemos palestras sobre BIM no desenvolvimento das cidades, pensando em cidades inteligentes e como integrar as tecnologias hoje tão presentes no nosso dia a dia.
Ainda tivemos uma palestra sobre a estratégia BIM BR, que é um dos anexos do decreto federal9983 de 22 de agosto de 2019, que institui a adoção do BIM no Brasil para 2021, nos projetos pilotos do governo Federal. Os municípios que não estiverem aderido ao BIM, como ficarão?

TENDÊNCIAS MUNDIAIS
Foram abordados os usos do BIM mais avançados no Brasil e no mundo e para onde o BIM pode nos levar. Foi falado sobre a indústria 4.0, realidade aumentada e virtual.

INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO
Palestras sobre o uso do BIM em projetos para obras que serão executadas aqui em nosso estado, na área de Saneamento e de estradas, com destaque para a obra de tratamento de água em Joinville, que foi modelada em BIM.

BIM NA ENGENHARIA
Destacamos que uma das palestras mais comentadas foi sobre a obra do Aeroporto, que utilizou softwares BIM na elaboração do projeto arquitetônico
Também a aplicação do BIM para aprovação de projetos de forma mais acelerada, onde podemos fazer a checagem de um modelo BIM, estipulando regras e o software faz a checagem. Vocês têm ideia de quanto tempo se leva para análise de um projeto hoje aqui em Florianópolis? Quantos profissionais envolvidos? E quanto que essa metodologia poderia mudar esse cenário?

GESTÃO EM BIM
Nesse painel foram abordados o uso do BIM na gestão de obras e contratos, fiscalização e gestão de manutenção. O uso do laser scaner para fazer levantamento com nuvem de pontos das obras, dando mais agilidade e assertividade nas informações coletadas. Aconteceu a apresentação do Case do Observatório Social, mostrando o uso no BIM na fiscalização de obras, ação inovadora no Brasil para um observatório.

ORÇAMENTO EM BIM
Foi falado sobre as vantagens que o BIM pode nos trazer para que tenhamos obras bem orçadas e os prazos respeitados, com menos aditivos e com melhor qualidade

BIM NA ARQUITETURA
Nesse painel foi mostrado case de projetos de arquitetura e como o BIM pode melhorar a qualidade dos projetos e antecipar problemas que só iriam ser visualizados na fase de execução.E ainda o uso do BIM no manual do proprietário.

PRÊMIO BIM EM PROJETOS
Tivemos ainda o Prêmio BIM de Projetos, que premiou os melhores projetos desenvolvidos utilizando a metodologia BIM.
Os vencedores foram:
Empresa Hoyt – de Itajaí – Premiada na categoria Projeto de edificação
Empresa Inova de Florianópolis – Premiada na categoria obras de infraestrutura

O Jingle – BIM CREA-SC
O jingle foi gravado com a banda Dazaranha foi a forma encontrada por nós para melhor divulgar o evento. A letra fala de internet e tecnologia para destacar a importância de ferramentas que reduzam o tempo de execução e o custo das obras na construção civil.
O evento foi incrível e tivemos um feedback muito bom de todos os que participaram. Foram 24 empresas patrocinando, 5 instituições nos apoiando na divulgação. O evento foi veiculado nas principais emissoras de TV, rádio e jornais de grande circulação.
Fica o legado para Florianópolis, com a possibilidade de ter em sua agenda anual esse evento, pois SC já é vista como um estado de referência quando se fala de BIM.
Hoje Florianópolis também é vista como uma das capitais que possui excelentes índices de qualidade de vida e é referência em diversas áreas. E agora queremos que ela seja também referência no uso e na implementação do BIM.
Florianópolis é um dos primeiros municípios do Brasil a colher resultados concretos da metodologia na área pública, com os resultados da obra da Escola da Tapera
Queremos avançar!

E o que o BIM CREA-SC nos proporcionou?
Uma série de ações relacionadas ao BIM. Nos próximos dias, será entregue oficialmente um trabalho sobre metodologia de implementação de BIM para Prefeitura de Florianópolis. O trabalho foi desenvolvido especialmente para o Município. É um trabalho de conclusão de curso da Pós-graduação da Engenheira Késia Alves e de colaboração de diversos profissionais para que Florianópolis avance.
Esse mesmo trabalho será disseminado para 8 municípios de SC, através do Projeto Bike BIM, que acontecerá em maio de 2020. Percorreremos de bicicleta os municípios de Laguna, Tubarão, Criciúma, Lages, Jaraguá do Sul, Joinville, Balneário Camboriú, retornando para Florianópolis.

No dia 04/12 na sede da FECAM, às 14:00h realizamos uma mesa redonda para discutir e proposições com diversas empresas e entidades. Entregaremos o resumo ao governador do Estado de SC para que em 2020 o uso do BIM seja mais amplo nas obras públicas do estado.

Autora: Késia Alves da Silva