Implementação de BIM em Municípios

A implementação de Bim em Municípios tem sido um grande desafio para o poder público.

Apesar de termos diversas ações voltadas a implementação em órgão públicos, decretos, frentes parlamentares, muito material disponível na internet, entre outros, a maioria delas acabasendo apenas com amplitude estadual.

Aqui em SC, estado que foi vanguardista na adoção de BIM, o estado está preparado graças ao grande esforço de diversos profissionais e coordenados pelo Engenheiro Rafael Fernandes, que atuou na Secretaria de Planejamento do Governo do Estado. Porém nos municípios, temos sentido que muitos se quer têm uma estrutura mínima de equipe técnica para atuar de forma adequada. O que torna ainda mais difícil falar sobre BIM, quando apenas o básico não consegue ser feito.

Temos visto também diversas ações equivocadas, quando vemos os municípios adotando como primeira ação a aquisição de licenças de softwares, acreditando que apenas isso os colocará na rota do uso do BIM, ou até pior, sem prever a capacidades de seus computadores, fluxos de processos e por ai vai.

Nesse sentido, a Alves Espíndola tem se engajado com diversos Profissionais para apoiar na disseminação do BIM nos Municípios e órgãos públicos para que seja possível entender o que é a metodologia BIM, através de palestras, consultorias e apoio direto.

Dentre essas ações podemos destacar:

– A elaboração de um material voltada especificamente para implementação em Prefeituras;

– Apoio ao Projeto Bike BIM, que visa disseminar a metodologia BIM em 8 principais municípios de SC

– Participação no Grupo NUBIM-SC, que reúne as principais entidades representativas para discutir ações relacionadas a implementação de BIM em SC. O grupo pretende entregar uma lista com sugestão de ações para o governo do estado até março. A nossa próxima reunião será em Fevereiro de 2020, com apoio da FECAM – Federação Catarinense do Municípios.

– Coordenação de eventos relacionados a BIM no estado de SC, como o BIM CREA-SC, realizado em Novembro de 2019, que foi um grande sucesso. Estamos preparando muito mais para esse ano.

– Apoio ao observatório social do Brasil, com projetos relacionados a adoção do BIM também para fiscalização de obras por essa entidade. Estamos em desenvolvimento do GTBIM-OSB.

– Participação da abertura da Frente parlamentar do BIM no Congresso nacional, para buscar apoio para SC e seus municípios.

– Conexão com diversos profissionais e entidades para criar uma grande conexão de apoio de implementação em SC.

Gostou?

Para saber mais sobre essas ações, ou até mesmo para nos apoiar, entre em contato ou nos acompanhe em nossas publicações.

Um grande abraço cheio de colaboração para todos.